Fazer pedido de empréstimo para outros herbários

ANTES DE SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO…

Avalie carinhosamente a real necessidade de pedir materiais de outros herbários:
Os procedimentos de intercâmbio danificam as amostras e custam bastante tempo de trabalho da curadoria e dinheiro, recursos em geral extremamente limitados nas instituições. Existe um grande esforço para disponibilizar virtualmente imagens das amostras, de modo a facilitar a escolha e minimizar a necessidade de manuseio e trânsito do material físico. Alguns herbários inclusive têm um limite para envio de amostras. Então seja consciente: pesquise nas bases de dados virtuais, solicite somente o que for indispensável e esteja preparado para a realidade de que em alguns casos não será possível dispensar as visitas pessoais às coleções, principalmente em grupos mais complexos com um volume muito grande de amostras indeterminadas.


Para solicitar empréstimos, observe as instruções a seguir:

Intercâmbios entre herbários são sempre feitos via curadorias e não é permitido a nenhum usuário solicitar nem trazer materiais para estudo nas dependências do FLOR sem o conhecimento prévio da curadoria. Todo usuário que precisar estudar amostras de outros Herbários, seja aluno ou docente, deverá encaminhar o pedido à curadoria do FLOR através do formulário abaixo (busque as informações do herbário de origem nos sites Index Herbariorum, Rede Brasileira de Herbários ou Species link).

Os docentes são responsáveis pelos empréstimos solicitados por seus alunos/colaboradores.

Todas as solicitações serão analisadas e autorizadas pela curadoria de área específica, que poderá negar o pedido se julgar procedente (por exemplo, pedidos vultosos com espécies muito comuns ou grupos mais complexos com grande quantidade de amostras indeterminadas, casos em que as visitas pessoais são mais indicadas).

Usuários do herbário poderão trazer em mãos materiais de outros herbários após ciência da curadoria do FLOR e acerto desta com a curadoria do herbário externo (se houver pressa ou imprevisto, pode até ser resolvido por mensagens instantâneas ou telefone, mas jamais sem comunicação prévia). Materiais trazidos em mãos deverão ser imediatamente entregues à curadoria, e então serão tomadas medidas de descontaminação e registro do empréstimo e, somente depois, entregues novamente ao usuário.


Uma vez recebidos os empréstimos…

A curadoria irá comunicar os docentes responsáveis pelo pedido e os materiais ficarão disponíveis para serem retirados e devidamente acondicionados nos armários dos solicitantes na sala do acervo.

Os empréstimos deverão ser analisados preferencialmente na sala climatizada do acervo; caso seja realmente necessário levá-las aos laboratórios de análise das áreas (Laboratório de Sistemática,  Micolab), as amostras obrigatoriamente deverão ser devolvidas ao seu armário na sala do acervo ao final do dia.

É expressamente proibido remover empréstimos do prédio do Herbário ou transferí-los para outros herbários sem autorização da curadoria. Caso seja necessário transferir as amostras para outro herbário, o docente responsável pelo pedido deverá contatar a curadoria para providenciar os trâmites da transferência junto ao herbário de origem e de destino.

 

 


FORMULÁRIO DE PEDIDO DE EMPRÉSTIMO A OUTROS HERBÁRIOS

 

O Projeto declarado acima é o seu projeto vinculado à instituição? SimNão
Em caso negativo, cite o nome e e-mail do professor ou técnico que se responsabilizará pelo material e pelas ações envolvendo o mesmo.
Nome do Responsável:
E-mail do Responsável:


Se você localizar outros e-mails de contato associados ao herbário solicitado, como vice curadores, curadores da área específica, técnicos, algum professor associado que você conheça, etc., liste-os no campo "Outras observações", juntamente com os nomes dos respectivos destinatários. Muitas vezes essas informações podem ser decisivas para que você obtenha sucesso na resposta ao seu pedido.

Ou, se preferir, anexe um arquivo em excel ou word com a lista dos materiais a serem solicitados