Herbário FLOR comemora a exsicata número 65.000
(texto escrito por Mariana M. Freitas, bolsista do Herbário FLOR)
Inspirados por uma ação observada no Herbário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), comemoramos no dia 7 de agosto de 2018 a inclusão da exsicata 65.000, a amostra de um indivíduo da espécie Eugenia uniflora (pitangueira) que estava no auge de sua floração, localizada na entrada de nosso departamento. A coleta foi realizada pelas curadoras Mayara Kaddah e Maria Alice Neves, juntamente com a bióloga do herbário Silvia Venturi. Essa exsicata é tão especial que será exposta em um quadro dentro da sala de coleção, contendo a assinatura de todas e todos que contribuem de alguma forma com a manutenção e crescimento do FLOR.
O Herbário FLOR foi criado na década de 1960 pelos Professores Ranulpho José de Souza Sobrinho, Antônio Bresolin e Roberto Miguel Klein. Atualmente o acervo contém exemplares de algas, fungos e plantas, sendo o maior percentual ocupado por exsicatas de plantas.
Mais do que uma coleção de amostras de indivíduos secos/desidratados, o herbário é uma fonte de conhecimento da biodiversidade de uma determinada região, país ou continente, possibilitando análises nas mais diversas áreas (morfológicas, taxonômicas, evolutivas, biogeográficas, históricas) e contribuindo na avaliação e reconstituição dos ambientes que se encontram em constante modificação, seja pelo impacto antrópico ou por efeito de eventos naturais.
“Nos espécimes da natureza preservados dentro de folhas de cartolina nos armários de aço, no ambiente controlado do Herbário FLOR, imortaliza-se um conhecimento de inestimável valor” – Silvia Venturi