Relatório de atividades do Herbário FLOR em 2018

12/04/2019 16:40

Apesar de seus 55 anos de existência, o Herbário FLOR nunca tinha feito um levantamento anual dos números resultantes das suas atividades, algo que é muito importante tanto para termos uma ideia dos nossos rendimentos e avanços como para termos argumento na busca de recursos e visibilidade. Tivemos essa ideia no final de 2018 e elaboramos o primeiro relatório anual do Herbário FLOR, que vocês poderão visualizar e baixar clicando na imagem abaixo.

Salientamos que as imagens que compõem o relatório são em maioria de espécimes depositados no Herbário FLOR (observem as legendas), com atenção especial à imagem da capa que é parte da exsicata FLOR nº1. As que não são de amostras do Herbário são fotos cedidas por nossos usuários. Não utilizamos nenhuma imagem comercial ou de internet.

Mesmo com dificuldades, temos muito a agradecer. Temos evoluído e crescido bastante com a participação inestimável da nossa pequena equipe e especialmente dos nossos queridos bolsistas e voluntários que dão muito suor para manter a coleção em dia.

Até nós ficamos surpresos com a amplitude dos números de um ano de trabalho. Vejam:

1. Estrutura e dinâmica:

1.1. Curadoria (2017-2018) (3)
• Geral: Mayara Krasinski Caddah
• Algas: Carlos Frederico Deluqui Gurgel
• Fungos: Maria Alice Neves
• Plantas Vasculares: Mayara Krasinski Caddah

1.2. Equipe técnica (2)
• Demétrio Gomes Alves: Biólogo
• Silvia Venturi: Bióloga

1.3. Bolsistas (6 (4))
• Daniele Rodrigues Drischel: Bolsista do Projeto de Extensão (junho a dezembro de 2018)
• Débora Silveira: Bolsista PIBE – fungos (até dezembro de 2018)
• Edison Alves Machado: Bolsista Apoio Técnico (INCT)
• José Antônio Schwantes: Bolsista PIBE – plantas (até julho de 2018)
• Kauana Beppler de Souza: Bolsista do Projeto de Extensão (até maio de 2018)
• Mariana Machado: Bolsista PIBE – plantas (agosto a dezembro de 2018)

1.4. Atividades de rotina da Curadoria:
62.000 amostras em gerenciamento (1500 algas, 9 mil fungos e 52 mil plantas. 536 tipos)
2530 Exsicatas incluídas (Algas: 136, Fungos: 488, Plantas: 1856, indeterminadas: 50)
4449 fotografias de exsicatas obtidas e disponibilizadas na internet
18 pesquisadores visitantes recebidos para estudos na coleção
• Recepção de Visitantes não pesquisadores: números não registrados

• Intercâmbio externo: 4105 amostras envolvidas:
1617 amostras recebidas por empréstimo (48 remessas)
597 amostras enviadas por empréstimo (20 remessas)
538 amostras recebidas como doação (24 remessas)
274 amostras enviadas como doação (19 remessas)
146 amostras recebidas por devolução (13 remessas)
933 amostras devolvidas (31 remessas)
60 Instituições: 49 brasileiras, 11 estrangeiras (intercâmbio internacional restrito em virtude das mudanças pendentes na lei da biodiversidade)

• Empréstimos internos para estudos de alunos e professores da UFSC:
1261 amostras

1.5. Atividades específicas extra rotina com envolvimento da Curadoria:
• Organização da coleção de Andropogon e Nassella (Poaceae) e coleção do Campo dos Padres por Ana Carla Fabro (ajudante remunerada com recursos pessoais da Professora Ana Zannin), sob supervisão de Ana Zannin.
• Restauração e manutenção da coleção de micro e macroalgas do Herbário FLOR, por Carlos Eduardo Cardoso (Voluntário, Graduando em Ciências Biológicas), sob supervisão do curador de Algas, Carlos Frederico Deluqui Gurgel.
• Ordenação geral da coleção de Angiospermas, por Edison Alves Machado (Graduando em Ciências Biológicas, Bolsista INCT), sob supervisão da bióloga do Herbário, Silvia Venturi.
• Atualização do manual de Digitalização de Exsicatas e elaboração do manual de montagem de exsicatas, por Edison Alves Machado (Graduandoem Ciências Biológicas, Bolsista INCT), sob supervisão da bióloga do Herbário, Silvia Venturi.
• Inclusão e montagem de exsicatas provenientes de estudospróprios de impacto ambiental, por Guilherme Felitto (Voluntário, Biólogo),sob supervisão de Silvia Venturi.
• Organização da coleção de Fungos, por Lara Ferst (Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista), sob supervisão da curadora de fungos, Maria Alice Neves e da bióloga do Herbário, Silvia Venturi.

2. Pesquisa e extensão na UFSC envolvendo coleta, incorporação ou estudo de amostras do Herbário:
62 alunos (28 graduação, 24 mestrado, 10 doutorado)
3 pós-doutorandos
18 professores
1062 amostras depositadas
31 Projetos de pesquisa e 3 de extensão
69 Orientações (1 AT, 29 IC, 26 mestrado, 10 doutorado, 3 Pós-doc)
9 novas espécies e 1 novo gênero descobertos
35 Publicações

3. Pesquisa de outras instituições envolvendo amostras provenientes (por intercâmbio ou análise local) ou depósito no Herbário FLOR:
40 pesquisadores envolvidos
45 Projetos